Centro Cultural de Belém assinala centenário da Revolução Russa

“A Revolução Russa – 100 anos depois 2017” é o título de um conjunto de iniciativas que se irão realizar, entre 14 de setembro e 19 de novembro, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

O evento iniciar-se-á com uma palestra, subordinada ao tema “A Revolução Russa Acabou?”, na Sala Literatura e Pensamento, tendo como orador Stephen Lovell, Professor de História Moderna, do King’s College, em Londres, que irá questionar acerca da possibilidade da Revolução Russa ter passado à história, isto após 100 anos da invasão bolchevique em outubro de 1917 e 25 anos depois do desaparecimento do “vasto” estado ao qual deu origem.

No dia 26 de setembro a palestra irá dar lugar à poesia, com José Fanha a declamar poemas do poeta bolchevique Vladimir Maiakovski (1893 – 1930), na Sala Literatura e Pensamento, pelas 18H00.

Os acontecimentos que levaram à Revolução Russa de 1917 e o impacto que os seus ideiais tiveram na história da Europa são os temas do debate que ocorrerá, dia 23 de outubro, no pequeno auditório do CCB, e na qual participarão José Pacheco Pereira, Raquel Varela, Rúben de Carvalho e Jaime Nogueira Pinto.

Dia 29 de outubro, pelas 16H00, no Grande Auditório do CCB, passará o filme “Ivan o terrível” do cineasta Serguei Eisenstein, que conta a história do czar Ivan VI.

O programa da “A Revolução Russa – 100 anos depois 2017” terminará, no dia 19 de novembro, pelas 17H00, com música e a atuação da Orquestra Sinfónica Metropolitana que tocará musicas evocativas da Revolução de 25 de outubro de 1917

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *