INATEL leva bandas filarmónicas aos coretos de Portalegre

A Banda Filarmónica Alpalhoense abriu a Rota dos Coretos do Norte Alentejano 2018, com um concerto no coreto da terra, a que se seguiu um outro, em Campo Maior, com a atuação da banda da Associação Recreio Musical 1º de Dezembro.

A Rota dos Coretos do Norte Alentejano é uma iniciativa organizada pelo INATEL, em conjunto com a Federação das Bandas Filarmónicas do Distrito de Portalegre, que decorre até 29 de setembro.

João Carlos Guedelha, porta voz do INATEL, salientou que a rota tem como objetivo “preservar os coretos que existem”, no distrito de Portalegre e ao mesmo tempo dar a possibilidade às bandas de “partilharem um palco que foi criado pelos nossos antepassados”.

Na opinião do mesmo responsável, a realização desta iniciativa, permite também que os coretos, através das autarquias e das juntas de freguesias, possam continuar a ser preservados.

Para o presidente da Federação das Bandas Filarmónicas do Distrito de Portalegre, Miguel Baptista,  este evento ajuda a conservar os “velhos” coretos, verdadeiras obras de arte, ao mesmo tempo que abre novos espaços para a atuação das bandas.

Nesta edição da Rota dos Coretos do Norte Alentejano irão participar 11 bandas, das 14 que integram a Federação de Portalegre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *