“A bela cultura do teatro viverá enquanto por cá continuarmos”, diz Helen Mirren (Reino Unido), atriz de teatro, cinema e televisão convidada pelo International Theatre Institute para escrever a mensagem com que este ano se assinala o Dia Mundial do Teatro.
“Estes têm sido tempos muito difíceis para as atuações ao vivo e muitos artistas, técnicos e artesãos têm lutado por esta profissão já de si carregada de insegurança. Possivelmente essa insegurança de sempre tornou-os mais capazes de sobreviver a esta pandemia com coragem e determinação”, escreve a atriz britânica, lembrando que a imaginação das pessoas do teatro já se traduziu “nestas novas circunstâncias, em muitas formas inventivas, divertidas e comoventes de comunicar, graças, claro, em grande parte, à Internet”.
“Os seres humanos têm contado histórias uns aos outros desde que habitam o planeta. A bela cultura do teatro viverá enquanto por cá continuarmos.. O impulso criativo de dramaturgos, cenógrafos, bailarinos, cantores, atores, músicos e encenadores jamais será sufocada e num futuro muito próximo irá florescer de novo, com uma nova energia e um novo entendimento sobre o mundo que todos nós partilhamos”, acrescenta.
Traduzida para várias idiomas, a mensagem de Helen Mirren circula hoje por todo o mundo. Em Portugal, a Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCAlentejo) promoveu a leitura a três vozes desse texto, com a colaboração do mestrado e licenciatura em Teatro/Artes Cénicas, da Escola de Artes da Universidade de Évora.
Gheysla Nascimento, estudante de mestrado, Fabrisio Canifa e Constança França, estudantes de licenciatura, chegam-nos de diferentes latitudes onde a língua portuguesa se torna palavra. Foi o desejo de teatro que os conduziu ao Alentejo. Foi o amor ao teatro que aqui os juntou – da forma possível em tempos tão duros – reafirmando que mal podem esperar … e não vão (des)esperar!
A mensagem deste ano foi traduzida para língua portuguesa por Ricardo Simões, encenador e diretor artístico da companhia de Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana.