Destruição de ‘habitats’ ameaça diversas espécies de aves
2021-05-06
Alterações climáticas. 2020 foi um dos três anos mais quentes de sempre
2021-05-08
Mostrar tudo

Algarve. Central Artes retoma programação de artes performativas

O Central Artes, projeto de programação cultural em rede que arrancou no Algarve em 2020, reunindo os municípios de Loulé, Albufeira, Faro, Tavira e Olhão, está de volta após uma paragem forçada na programação, devido à pandemia de covid-1.

O programa de artes performativas arranca a 16 de maio em Albufeira, com o espetáculo “El Niño del Retrete – Cartoon Toylette”, pela companhia Teatro Nelle Foglie, que traz consigo os workshops “Nos Bastidores” e “Manipulação de Objetos de Dança”.

A programação inclui ao todo 11 espetáculos com companhias internacionais e nacionais – em Loulé, Faro, Olhão, Tavira e Albufeira – privilegiando a formação criativa e a interação com o público através da realização de workshops e de um programa de base comunitária que envolve diretamente as comunidades locais. 

O projeto “Agentes Internos” de Ana Borralho e João Galante, uma produção casaBranca, é destinado a públicos entre os 15 e os 80 anos, com sessões que incluem a realização de uma peça com 10 pessoas em palco, num jogo de perguntas sobre a sustentabilidade em sentido lato.

“Agentes Internos” estará no Auditório Municipal de Albufeira entre 24 e 28 de maio, com uma formação e espetáculo a 29.

A entrada para os espetáculos é gratuita (de acordo com a lotação das salas) e os bilhetes podem ser obtidos no dia e local do espetáculo. Já os workshops/formação necessitam de inscrição prévia, que poderá ser feita através do email centralartes@eventorslab.com. 

Fonte da organização refere que “esta ótica formativa ou pedagógica faz parte do ADN do projeto, com o objetivo de apoiar e motivar a produção de cultura” na região algarvia. “Trata-se de uma programação cultural em rede que está ligada ao território, à sua identidade e às suas comunidades, por isso, este projeto envolve as pessoas, fazendo com que subam ao palco e sintam o suor e lágrimas da vida artística e de como essas experiências podem fazer a diferença nas suas vidas”, acrescenta a mesma fonte.

A nível de espetáculos, em Loulé, destaque para “Flotados” por David Moreno e Cristina Calleja, uma performance que inclui um piano pendurado e bailarinos suspensos, a 28 de maio, incluindo ainda, no dia anterior, dois workshops: “Visual Music and Movement” e “Nos Bastidores”, que como o nome indica proporciona uma visita aos bastidores de um espetáculo internacional da programação Central Artes, interação com os artistas e brevíssima contextualização histórica sobre este tipo de evento.

Por sua vez, em Olhão, no dia 10 de julho espetáculo “DistanS” da companhia Vol´e Temps.

Juntando os cinco municípios do Algarve Central, o Central Artes trará ainda em maio os workshops “Pinto-me Dançando” (a 25, em Loulé e a 26 em Albufeira) e “Através dos Livros” (que passará pelos cinco municípios, entre 14 e 18 de junho).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *