Série televisiva “Vento Norte” gravada no Museu dos Biscainhos
2020-05-20
Miramar atuam esta quinta-feira no Guitarras do Alto, versão online
2020-05-20
Mostrar tudo

Descoberto espólio fotográfico do filósofo José Gil

A Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo iniciou um processo de inventariação e tratamento de um considerável espólio fotográfico de negativos [chapas fotográficas em vidro e brometo de prata], recentemente encontrado num imóvel adquirido pelo município, outrora residência e espaço comercial de José Gil.

A descoberta do espólio foi feita por Henrique Silva, professor e vereador da autarquia com o pelouro da cultura. “Andavam a fazer o levantamento topográfico e cadastral [do imóvel] e fui ao sótão, onde encontrei o espólio em caixas, que estavam espalhadas pelo chão e cheias de pó. Passei dois dias a limpar o pó dos negativos”, contou o autarca.

Os negativos encontrados retratam vivências concelhias de épocas passadas, nomeadamente no que diz respeito a romarias, famílias e soldados oriundos do território que, eventualmente, terão integrado o Corpo Expedicionário Português (CEP) na Grande Guerra [1914/18].

A coleção reúne mais de 500 ‘chapas’ fotográficas de dois tamanhos: umas de 9 por 12,5 ou 13 centímetros e outras de 9 por 6,5 centímetros.

Segundo o município, trata-se de uma descoberta de “incomensurável valor considerando a dimensão histórica e patrimonial do concelho, pelo que, serão tomadas todas as precauções para que este espólio permaneça fiel à sua forma original, esperando se que em breve possa ser exposto a público”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *