A forma mais exigente da criatividade corresponde à dimensão artística
2021-10-01
Yellow Puzzle Horse encerra Festival de Dança Contemporânea de Évora
2021-10-02
Mostrar tudo

Évora. Vida e morte a partir de um poema de Florbela Espanca (com vídeo)

Margarida Maneta texto Gonçalo Figueiredo fotografia e vídeo

Está patente ao público até 30 de novembro, no Mercado Municipal de Évora, a exposição “A Vida e a Morte”, inspirada no poema homónimo de Florbela Espanca, bem como na sua vida e obra, e construída a a partir do trabalho de oito mulheres artistas.

“É um tema dicotómico”, começa referir a diretora artística da ATE- Arte/Teatro/Educação, entidade organizadora, Alexandra Oliveira. Relacionado com a fase pós-pandemia, a ATE entendeu ser “importante refletir sobre estes temas, talvez até em modo catarse”, por se tratar de um período “em que as pessoas viveram tempos conturbados”, marcados pelo “isolamento” e pela “morte”. 

Para tratar a temática de um modo mais “artístico” e “conceptual”, foram selecionadas oito mulheres artistas, “cujas disciplinas atravessam o vídeoperfomance, pintura, pintura de mural e os bordados”, explica Alexandra Oliveira. 

“Estamos a expor num ambiente informal, que não é uma galeria artística” e que, por isso mesmo, permite “desformatar o espaço artístico e criar outros vínculos com aqueles” que por aqui passam, conclui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *