Escravos. A história dos africanos no Vale do Sado no século XVIII
2021-09-29
Baal 17 estreia “Ruptura”. Uma peça construída com a comunidade de Serpa
2021-09-30
Mostrar tudo

Mais de 30 chefs fazem a festa da gastronomia local em Idanha-a-Nova

Redação SW, texto Gonçalo Villaverde, fotografia

É já este fim-de-semana, dias 2 e 3 de outubro, que as aldeias de Idanha-a-Velha e Penha Garcia, no concelho de Idanha-a-Nova, recebem a 2.ª edição do Arrebita Idanha Bio. Mais de 30 chefs vão cozinhar com os melhores produtos biológicos locais da região, que estarão também em destaque no novíssimo mercado de produtores.

À espera de serem degustados estão várias dezenas de pratos criados por alguns dos melhores chefs do país. É o caso da sanduíche de porco bísaro com kimchi e coentros, do chef Ricardo Costa, ou da interpretação da matança pelo chef Vincent Farges, num prato que inclui couve, cabeça de porco, chispe, orelhas, enchidos e papada com azeite bio.

Num festival focado na sustentabilidade, mas também na biodiversidade e geodiversidade das zonas circundantes, não poderiam faltar propostas vegetarianas, mas também deliciosas sobremesas e pão de fermentação natural de um dos grandes mestres padeiros do país, Mário Rolando, que irá ocupar o forno comunitário de Idanha-a-Velha.

Uma das grandes novidades da edição de 2021 do Arrebita Idanha Bio é o mercado de produtores, onde será possível encontrar vários produtores certificados do concelho e comprar queijos, enchidos, legumes, patés de caça, mel, bolos artesanais ou compotas. 

Na mesma zona do mercado haverá também um atelier para crianças dinamizado pela empresa Prehistoric Skills Events. Já a animação das ruas da aldeia fica garantida pelo DJ B. Riddim.

Num evento com regras menos apertadas, em virtude da fase atual de desconfinamento, mantém-se o uso obrigatório de máscara, mas será agora possível ao público circular livremente pelas aldeias e também usufruir de um espaço com mesas de apoio para os visitantes desfrutarem das refeições.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *