Covid-19: Afinal as superfícies contaminadas são ou não um problema?
2020-05-23
Manuel Dordio apresenta “Dor” com vídeo de Joana Linda
2020-10-03
Mostrar tudo

Museu de Angra assinala os 90 anos do voo do Açor

O Museu de Angra do Heroísmo inaugura este sábado, 3 de outubro, pelas 15h00, na sala do capítulo, a exposição “O Voo do Açor | 90 anos de Aviação na Terceira”, que assinala o 90.º aniversário do voo realizado pelo aviador terceirense Frederico Coelho de Melo, no monomotor biplano Avro 504K, a 4 de outubro do ano de 1930, a partir do campo de aviação da Achada.

Na ocasião, o museólogo José Olívio Rocha proferirá a conferência Asas sobre o Atlântico: O Contributo do MAH para a História da Aviação nos Açores.

O voo do “Açor”, o primeiro realizado a partir de solo terceirense, enceta o desenvolvimento aeronáutico da ilha Terceira, satisfazendo um desejo amplamente expresso na imprensa da época que defendia que o futuro passava pela aviação. Consolidava-se assim, também por esta via, a importância geoestratégica desta ilha, outrora “escala universal do mar poente”, no dizer de Gaspar Frutuoso, que começa a ser entendida como um imprescindível porta-aviões em terra firme.

No domingo 4 de outubro, o Núcleo Filatélico de Angra do Heroísmo associa-se às comemorações em curso, lançando, pelas 15h00, um Inteiro Postal e um carimbo comemorativos do 90.º aniversário do Açor (1930/2020). A cerimónia será complementada por uma comunicação do artista plástico Manuel Martins, intitulada Como nasceu o selo da Achada.

A exposição estará patente até 31 de janeiro de 2021 na sala do capítulo do edifício de São Francisco, podendo ser visitada de terça a domingo, das 9h30 às 17h00.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *