Douro: Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo reabre em junho
2020-05-21
Manuel Carrageta: A covid-19 e as doenças cardiovasculares
2020-05-21
Mostrar tudo

Rosabela Afonso lança “O Visionário”, com memórias de Moçambique

Texto: Ana Luísa Delgado

“O Visionário” é o mais recente livro de contos da escritora Rosabela Afonso, autora de “Os Tempos de Sophia”, “Maria de Lourdes, Curiosa e Brilhante” ou da coleção “As Mulheres e a República“.

O livro conta a história de um menino, chamado Elias, que nasce e cresce numa pequena aldeia do interior de Moçambique e que tem por companheiro de brincadeiras Tobias, um leão nascido justamente no mesmo dia e à mesma hora. Com a morte da mãe, Elias é obrigado a separar-se do amigo. A proximidade da sua casa com o rio trouxe-lhe a visita indesejada da mosca negra, cuja picada provoca a cegueira e é na sua aldeia, sem médicos nem hospital, que Elias começa a perder a visão. No entanto, a vida é uma dádiva que vale a pena descobrir como vai acontecer e acontece de forma positiva quando encontramos no caminho quem espalha magia….

SW – Como é que surgiu a ideia deste novo livro?

Rosabela Afonso (RA) – Surgiu a partir do desafio da minha editora, Avelina Ferraz. Sabendo que eu tinha vivido dois anos em Moçambique, lançou-me o repto para escrever um livro relacionado com essa minha experiência.

SW – Mas não há relação com seus outros livros…

RA – … não, nada tem a ver com a minha temática habitual, que é a luta das mulheres! No entanto, acaba por ter, na medida em que a temática aborda as minhas preocupações sociais e, também, é pedagógico. Como sempre pretendo.

SW – E as ilustrações?

RA – Na coleção “As Mulheres e a República “as ilustrações são das artistas plásticas Carmo Pólvora e Sara Afonso, esta também arquitecta. Todos os outros têm sido da autoria da Sara Afonso. As ilustrações d’ “O Visionário são digitais.

SW – Em tempo de pandemia tem feito algumas apresentações do livro, online?

RA – Sim, com a pandemia aconteceu algo de novo… antes era muito solicitada para fazer apresentações nas escolas e em bibliotecas. Agora, surgiram novos e interessantes desafios online. Há páginas diversas no Facebook, por exemplo a “Eventos Culturais Online “, com organização da Carla Sofia de Almeida, da Culturália, com diversas rubricas. Fui convidada para o espaço da poesia, com poemas meus e para o espaço “Mulheres Inspiradoras”, todas as quintas-feiras, das 18h00 às 18h30, em direto. Também fui convidada para a “Hora do Conto”, onde tenho participado com regularidade. Enfim, tempos diferentes trouxeram diferentes e enriquecedor espaços.

SW – Próximos projetos?

RA – Tenho aproveitado estes tempos de confinamento para trabalhar. Revi, para entregar na editora, o próximo livro a ser editado que é uma peça de teatro, também com a preocupação de dar a conhecer a uns, e lembrar a outros, como era a vida antes do 25 de Abril. O título “Maria e Sophia, Confidências e Desabafos”, deixa perceber quem são as protagonistas. Terminei um outro livro, que será editado mais tarde, “O Chá da Joaninha – Crónica de Costumes”, onde também são evidentes os temas que me preocupam… Neste momento já estou a trabalhar num terceiro projeto, onde as minhas preocupações sociais sobressaem, mais uma vez… a violência doméstica e crianças não amadas.

1 Comment

  1. Rosabela Afonso diz:

    Grata e parabéns , pelo trabalho desenvolvido.
    Nunca será demais divulgar Cultura e Conhecimento. Penso serem atalhos para um mundo novo e mais feliz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *