Livro “António Arnaut – Biografia” com desconto para leitores da SW Portugal
2021-03-27
Guadalupe Winemaker’s Selection 2015. Um tinto sedutor e expressivo
2021-03-28
Mostrar tudo

Um jornalismo de causas com cartilha definida, a dos Direitos Humanos

EDITORIAL DE ANA LUÍSA DELGADO, DIRETORA DA SW PORTUGAL

Caras leitoras e caros leitores, a revista Sudoeste Portugal renovou-se, quer visualmente, quer no que diz respeito aos seus conteúdos.

Quando fundámos a revista, em 2016, comprometemo-nos a ser “uma publicação orientada por critérios de rigor e que rejeita quaisquer influências ideológicas ou dos poderes políticos, económicos ou religiosos”, conforme consta do nosso estatuto editorial. Vamos continuar no caminho que temos trilhado, publicando uma revista pluralista e independente.

Nestes cinco anos os tempos mudaram e o mundo foi invadido por várias pandemias, da política à saúde, da intolerância ao racismo ou à crise económica. Agravaram-se os populismos, a extrema-direita “invadiu” os parlamentos, e com ela tentativas de regresso ao passado com o retorno da pena de morte, ou exclusão das minorias, bem como o desrespeito do Estado de Direito passaram a ser uma realidade, algo a que não podemos ficar indiferentes.

A juntar a tudo isto, as redes sociais tornaram-se muito mais presentes nas nossas vidas. As fake news passaram a ser uma constante.

A nossa revista estará cada vez mais empenhada em combater os populistas, as desigualdades e as fake news, através da prática de um jornalismo de intervenção, de um jornalismo de causas, de um jornalismo sem espaço para o sensacionalismo ou para as palavras vãs. Um jornalismo com rosto e com uma cartilha bem definida, a cartilha dos Direitos Humanos. Contamos com todos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *