Novo Hospital em contrarrelógio. Obras têm de estar concluídas em 2023
2021-10-23
“Se a criatividade chocasse com as tradições, o presente seria eterno”
2021-10-24
Mostrar tudo

UE avança com cursos de Ciências Biomédicas e Saúde (vídeo)

Margarida Maneta texto | Gonçalo Figueiredo fotografia e vídeo

A Universidade de Évora vai apresentar, ainda este ano, à Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) a criação do curso na área das Ciências Biomédicas e da Saúde, primeiro passo para a futura abertura de um curso de Medicina.

A revelação é feita à SW Portugal pela reitora da Universidade de Évora, Ana Costa Freitas, segundo a qual os primeiros cursos da futura Escola de Saúde e Desenvolvimento Humano da UE poderão começar a funcionar já no próximo ano letivo.

Está ainda prevista a abertura, também em 2022, de pós-graduações na área dos cuidados de saúde primários, saúde pública e envelhecimento. Trata-se, segundo Ana Costa Freitas, do “primeiro passo” para a UE “se ir relacionando com todos os atores” no setor da saúde.

Em entrevista recente ao Diário de Notícias, o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, expressou a vontade do Governo de alargar até 2023 o ensino da Medicina a mais três universidades do país: Aveiro, Vila Real e Évora.

Segundo Ana Costa Freitas, a abertura de Medicina em Évora, estando no horizonte, não será seguramente neste espaço de dois anos: “Não estamos a correr para ter o curso, estamos a organizar-nos para o ter”.

A reitora da UE adianta que tudo dependerá da “garantia que a investigação e o corpo docente são suficientemente sólidos para oferecer um curso credível e de qualidade”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *