Évora. Vida e morte a partir de um poema de Florbela Espanca (com vídeo)
2021-10-01
Poesia de bolso, visita ao paço e novos crioulos no dia aberto da FEA
2021-10-02
Mostrar tudo

Yellow Puzzle Horse encerra Festival de Dança Contemporânea de Évora

SW Portugal texto Galeria ZDB fotografia

Coreógrafo com uma já uma importante carreira internacional, Dinis Machado traz esta noite a Évora Yellow Puzzle Horse, “uma dança numa floresta construída para um vestido feito em casa”. Será o espetáculo de encerramento do Festival de Dança Contemporânea de Évora.

“Durante os últimos meses, enquanto o mundo se fechava em isolamento, comecei a passar mais e mais tempo na floresta a pensar, a fantasiar e a experimentar essa dança. Passar tempo na floresta fez-me perceber e relacionar-me com a matéria em transformação. Da mesma forma que a mesma matéria assume a forma de uma árvore, de um insecto, de um cogumelo, de um urso ou uma baga”, comenta o coreógrafo.

“Observo o quão perto os nossos corpos estão de se transformar na árvore e no cogumelo – como a matéria se transporta de constelação em constelação de vida – ao mesmo tempo que minha atenção está ocupada com questões de género – o que eu não é suposto eu fazer, sentir, vestir, ser. Género, tal como a floresta, parece-me um espaço de constelações mutáveis, onde uma coisa se pode tornar noutra, mas também se pode decompor e repousar no espaço intermediário, quando a árvore não é nem a árvore nem o fungo, mas uma constelação sem nome no meio deste processo”.

Segundo Dinis Machado, “esta dança constrói um corpo ficcional em busca de uma relação com um vestido, enquanto paradoxalmente se dissolve em contínuas metamorfoses, hospedando emoções, imagens, traumas e sensações. Impressões, flashes, memórias vagas e fragmentos narrativos esvaziados. Movida pelo desejo”.

O início está marcado para as 21h00 na black box da Companhia de Dança Contemporânea de Évora, organizadora do festival.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *